Alguns especialistas em carreira dizem que, no dia em que você ingressar em uma empresa, você deve iniciar o planejamento para o seu próximo cargo e buscar uma promoção no trabalho. E sabe de uma coisa? Você deve mesmo! Apenas certifique-se de que você estará focado o suficiente no trabalho para o qual lhe contrataram, garantindo sucesso e excelência nessa posição antes de olhar para a próxima.

Promoções não são um direito adquirido. Se, anteriormente, elas eram conquistadas conforme os funcionários progrediam no longo caminho durante suas carreiras, com o impacto da tecnologia, da globalização e das novas estruturas organizacionais, esse paradigma mudou. Hoje, os funcionários têm de criar e gerenciar suas próprias carreiras, em uma ou mais organizações.

No post de hoje, trouxemos várias etapas importantes para você conquistar uma promoção no trabalho. Acompanhe com a gente!

1. Desenvolva relações de orientação

Um estudo recente descobriu que, em cada cinco promoções, quatro envolviam profissionais que possuíam uma relação de mentoring com alguém mais alto na empresa, que os havia ajudado a desenvolver suas habilidades.

Algumas empresas têm programas formais de mentoring, mas, mesmo que sua empresa não faça isso, ainda existem maneiras de construir relacionamentos profissionais com as pessoas em posições mais altas na empresa. Mentores podem ser grandes fontes de informação, amadurecimento e orientação.

2. Quantifique seus resultados

Construa sua promoção baseando-se em dados e fatos. Não adianta especular sobre qualidades profissionais quando não se tem como demonstrar, na prática, o que se alardeia. Portanto, para alicerçar a base para seu crescimento profissional, seja capaz de demonstrar claramente os resultados que alcançar em sua trajetória profissional.

Mantenha um registro de todos os bons frutos alcançados por você, tais como:

  • O aumento da produtividade de sua área;
  • O aumento do volume de vendas ou da margem de lucro obtida por uma ação de marketing;
  • A redução de custos obtida através de otimização de processos;
  • A melhoria da imagem institucional da sua empresa ou departamento.

Lembre-se que é importante fundamentar esses dados com números, elencando tudo de criativo e inovador que foi feito para obtê-los e mostrando sua lealdade e compromisso com a organização.

3. Pratique autopromoção

A modéstia é uma virtude e não vai deixar de sê-lo. Somos ensinados por nossos pais que a modéstia é uma qualidade, mas no caso de seu trabalho, se ninguém sabe o que você faz, você simplesmente não vai chegar na frente. Faça-se conhecer. Se você já teve grandes realizações, criou novos programas ou tem premiações, garanta que todos saibam sobre isso – especialmente as pessoas que dão as promoções.

4. Estabeleça um vínculo com seu chefe

Pense em seu superior como um dos guardas de fronteiras entre países. Ele pode ser quem levanta o portão e te dá passagem para sua próxima posição dentro da empresa, ou ele pode manter a porta fechada, bloqueando seu acesso a qualquer movimento dentro da empresa. Use todas as oportunidades para sempre fazer seu patrão dar uma volta a mais na chave da sua promoção.

Use avaliações de desempenho não apenas para cumprir suas tarefas, mas para falar com seu chefe sobre potenciais obstáculos para a promoção – e como superar essas dificuldades.

Alguns especialistas também sugerem a construção de relacionamento com seu chefe, aprendendo mais sobre seus interesses externos e hobbies – e então conversar sobre eles durante conferências, festas ou outras atividades informais.

5. Adquira novas habilidades e conhecimentos

É evidente que uma das melhores formas para se obter sucesso e conseguir uma promoção no trabalho é expandir suas habilidades e conhecimentos conjuntos em áreas críticas para a empresa. Como a tecnologia e outras forças ambientais mudam rapidamente, você precisa de um conjunto de habilidades cada vez maior, não só para realizar o seu trabalho, mas para ficar comercializável.

Especialistas sugerem que os funcionários que querem chegar à frente não só devem manter-se atualizados com notícias e eventos da indústria, mas também prestando atenção às tendências e eventos fora de sua especialidade.

6. Construa sua rede de contatos

Quanto mais pessoas você conhece, mais você espalha seus pontos fortes e habilidades. Outras pessoas conhecerão o seu valor para a organização e saberão (pelo menos algumas) suas ambições. Assim, é mais provável seu nome ser discutido quando surgirem oportunidades.

Um benefício adicional do trabalho em rede é que você vai aprender muito mais sobre a empresa quando interagir com pessoas de outras áreas da organização.

7. Peça mais responsabilidades

Ser voluntário para ajudar outras equipes ou departamentos – ou simplesmente pedir mais responsabilidades – aumenta seu valor dentro da empresa. Pedir mais trabalho mostra seu interesse e desejo em ajudar o seu departamento e empresa para ter sucesso, além de colocar um holofote sobre o seu valor para a organização.

8. Aja profissionalmente em todos os momentos

Ganhar a reputação de ser confiável, profissional e cooperativo é algo essencial, mas vai além de uma ação ou outra. Alguns pontos que precisam ser observados são:

  • Vestir-se bem e profissionalmente – mesmo em dias ocasionais de trabalho;
  • Pergunte quando você não tiver certeza de como fazer alguma coisa;
  • Ouse ser diferente – pense fora da caixa;
  • Mantenha uma visão positiva sobre os fatos, mesmo em situações difíceis;
  • Não se queixe ou reclame – ou culpe os outros – quando as coisas não saírem do seu jeito;
  • Finalmente, seja um solucionador de problemas. Não vá para seu chefe com obstáculos. Se uma situação difícil surgir, não se esqueça de chegar com pelo menos uma solução antes de buscar a bênção de seu chefe para lidar com a situação. Solucionadores de problemas são promovidos. Pessoas que só se queixam e esperam que o patrão resolva as dificuldades, não.

9. Crie suas próprias oportunidades

Depois de estudar as necessidades e desafios da empresa, se você vir uma área que tem sido negligenciada – e você tiver conhecimentos nela – escreva uma proposta para uma nova posição.

Mesmo se a empresa não lhe der a nova posição de imediato, você terá mostrado a sua iniciativa, criatividade e valor naquele momento, e isso pode ajudá-lo na próxima vez que pedir uma promoção.

Lembre-se de que uma promoção nem sempre é um caminho ascendente. Às vezes – especialmente no ambiente empresarial de hoje – você pode precisar de um movimento lateral para, então, posicionar-se para um movimento ascendente mais tarde.

Esperamos que tenha gostado do nosso post de hoje. Como vimos, com pequenas práticas diárias, é possível se destacar muito no ambiente profissional, garantindo o quanto antes uma promoção no trabalho.

 

Fonte: https://blog.ambracollege.com/passo-a-passo-como-conseguir-uma-promocao-no-trabalho/?utm_campaign=t1e03_-_como_conseguir_uma_promocao_no_trabalho&utm_medium=email&utm_source=RD%20Station