Eugênio Sales Queiroz

 

         Para o Cliente não ter coisa melhor do que chegar numa empresa e ser muito bem recebido e ter seus problemas solucionados contando sempre com uma equipe muito bem preparada para atendê-lo.

         Mas a pergunta é:

         Por que, ainda muitas empresas não se deram conta disso e continuam sem preparar seus colaboradores?

         Eu mesmo já ouvi diversas desculpas como:

         - Preparar meu funcionário para ele ir para a concorrência?

         - Investir em treinamento custa caro.

         - Funcionário é assim mesmo. Não adiante treinar que no outro dia estão fazendo a mesma coisa.

          Na certa, você leitor já deve ter ouvido esses e outros comentários. Mas na prática essas observações não se sustentam, simplesmente porque as empresas que mais prosperam, principalmente em momentos de crise, são aquelas que mantém seus colaboradores sem treinados e motivados para os desafios do dia a dia.

         Tome como exemplo os tipos de futebol, ganhando ou perdendo um jogo oficial no domingo, durante a semana todos os jogadores terão que participar dos treinamentos, caso contrário, o time só irá perder.

         Cito esse exemplo porque vejo empresas promovendo eventos de capacitação para sua equipe apenas quando as vendas estão lá embaixo, aí o trabalho será dobrado e muitas vezes os resultados não são os esperados.

         Compreendemos então, que empresa que deseja estar sempre crescendo e passando quase ilesa pelas crises, precisa ter um roteiro de treinamentos e reuniões motivadoras para todos os funcionários, afim de blindá-los dos pensamentos e atitudes negativas que vez por outra tentam se instalar na mente de cada um.

         As capacitações profissionais existem justamente para ajudar pessoas e empresas a vencerem os mais diversos obstáculos que o mercado oferece constantemente.

         Então, você líder, empresário, gerente ou coordenador faça de tudo para manter sua equipe sempre em alto astral e com força suficiente para ser um time de vencedores.