Se tem uma ferramenta que tem ajudado a muitos profissionais no mundo corporativo é o já muito famoso WhatsApp.

         Esse aplicativo de fácil uso, veio com o intuito de conectar as pessoas e empresas a fazerem mais negócios, porém, muitas pessoas, infelizmente, ainda não estão usando esse importante meio de comunicação de forma ética e profissional, “queimando’ assim a sua personalidade profissional.

         Baseado nisso elaborei as dicas a seguir para você profissional, que deseja alcançar melhores resultados, possa usar o WhatsApp de forma prática, objetiva e ética:

 

  • Antes de enviar uma mensagem ou mesmo um texto para seus contatos, faça-se a seguinte pergunta: “o que eu vou enviar para esta pessoa ou para esse grupo, vale realmente a pena? Tenha certeza que a resposta aparecerá imediatamente na sua mente.
  • Evite a todo custo a enviar fotos e mensagens de “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” a toda hora e nem tão pouco correntes, as pessoas não aguentam verem a memória dos seus celulares cheios de mensagens “frias” e repetidas e outras sem nenhum sentido. Isso vale para os vídeos também.
  • Jamais envolva-se em discursões, mesmo que seus dedos cocem, não envie aquela resposta para a pessoa daquele grupo, vá por mim, não vale a pena.
  • É sempre de bom tom não usar os famosos emojis (aqueles rostinhos bonitinhos), no uso profissional eles não passam uma boa imagem sua.
  • Quando enviar uma pergunta para algum contato, controle os nervos e tenha paciência de esperar. Não adianta ficar enviando o símbolo de ? logo a seguir, pois a pessoa só responderá quando quiser e puder.
  • Outra dica importante é não enviar muito cedo da manhã ou muito tarde da noite, use o bom senso nessa hora.
  • Jamais, em hipótese alguma crie um grupo e adicione as pessoas sem antes consultá-las, esse é um erro grave e que pode ser muito bem evitado.
  • Sempre releia o texto que você escreveu para ver se não tem um erro grosseiro de português, pois o seu contato pode notar facilmente e duvidar da sua capacidade profissional.
  • E por último, lembre-se, no uso do WhatsApp, você é o que compartilha, portanto, todo cuidado é pouco.

         Observe bem as dicas relacionadas aqui e a partir de agora, veja como você pode usar essa poderosa ferramenta de forma profissional e ética.

         Abraço e sucesso.