Eugênio Sales Queiroz

 

            Com a concorrência brutal que as empresas vêm enfrentando nesses últimos anos (e a tendência é aumentar) é de responsabilidade dos líderes dessas organizações estimular, motivar e conscientizar seus colaboradores para que os mesmos possam produzirem mais e melhor e em menos tempo.

            Vejo muitas empresas investindo em tecnologia de ponta, em marketing, em layout, etc. Claro que tudo isso é relevante sim, mas jamais a empresa pode negligenciar a capacitação e a motivação da sua equipe, afinal de contas, o cliente dos tempos de hoje está cada mais exigente e antes de abrir a carteira para tirar o cartão de crédito ou mesmo o dinheiro, deseja ser atendido por profissionais altamente qualificados.

            E na prática o que as organizações podem fazer para ter uma equipe bem mais motivada e preparada para superar as expectativas do cliente?

Em primeiro lugar é preciso fazer um levantamento dos pontos de melhoria de cada membro da equipe;

Depois é preciso elaborar um planejamento de treinamentos onde devem ser tratados os assuntos mais pertinentes que a empresa achar interessante.

Outro detalhe também a considerar é que é importante também ouvir os colaboradores com o intuito de saber como os mesmos enxergam a empresa e o que eles podem apontar no processo de melhoria que a empresa deseja passar.

            Essas são dicas bem objetivas que podem tirar os funcionários da empresa da zona de conforto e fazerem que os mesmos produzam mais e principalmente agreguem valor aos princípios da organização.